Saúde, educação e assistência social em debate na Câmara

Os vereadores de Macaé aprovaram, nesta terça-feira (25), uma série de indicações ao Executivo. O objetivo é promover melhorias na saúde, educação e assistência social para a população. As propostas partiram de três parlamentares: Rond Macaé (Patriota), Reginaldo do Hospital (Podemos) e Luiz Matos (Republicanos).
Rond Macaé foi o autor do pedido para a criação de um centro de diagnóstico por imagem, capaz de unificar em um único local a realização desses exames. “Hoje é feito ora no HPM, ora na rede privada, de forma descentralizada. A proposta é centralizar em uma unidade de referência e aumentar a qualidade no atendimento”, explicou.
Reginaldo do Hospital solicitou uma unidade móvel para auxiliar o registro de famílias em vulnerabilidade social no Cadastro Único (CadÚnico) em Macaé. A justificativa seria o elevado número de pessoas que buscam assistência social na atualidade e a enorme fila de espera para a inscrição.
“Macaé tem 22 mil famílias nessa situação e mais de 50 mil cadastradas, tentando obter algum benefício. Uma unidade móvel poderia ir ao encontro de quem está na Região Serrana ou vive em comunidades mais distantes. O intuito é diminuir o tempo de espera e minimizar o sofrimento desses cidadãos”, destacou o vereador.
Luiz Matos teve aprovadas cinco indicações de melhorias emergenciais em escolas da rede municipal. Ele cobrou reparos e manutenção geral na Escola Municipal José Bruno de Azevedo, localizada no bairro Malvinas. Ele ainda frisou a necessidade de construção de uma unidade de educação infantil na localidade.
Também foi dele o pedido de reparo nos pisos das salas de aula e a substituição imediata da cerca de proteção em arame e do portão azul de acesso à Escola Municipal Lions, no bairro da Glória. “São muitas as escolas necessitando de cuidados e funcionando de forma precária. Sabemos que o governo tem projeto para a construção de novas unidades, mas até lá algo precisa ser feito”.