Portal Macae News

Câmara de Macaé recebe equipe do Serviço Família Acolhedora

Profissionais divulgam acolhimento e pedem apoio da sociedade civil
A pedido da vereadora Iza Vicente (Rede), o Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (9), na Câmara de Macaé, foi destinado à equipe do Serviço Família Acolhedora. As profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos pediram o apoio dos vereadores e da população para assistir crianças e adolescentes em situação de violência, negligência e/ou abandono.

Conforme explicou a coordenadora do serviço, Milena de Freitas, o acolhimento familiar é uma medida protetiva, de caráter excepcional e provisório, que afasta a criança ou adolescente da família de origem, quando não há condições de permanência no lar. “A família que acolhe essa criança ou adolescente oferece ambiente saudável e afetivo, assegurando uma convivência familiar e comunitária, fundamental para o seu desenvolvimento socioemocional”.

[media-credit id=”2″ align=”none” width=”640″][/media-credit]

A psicóloga Lilian Carla destacou que Macaé é a primeira cidade do Norte-Fluminense a oferecer o serviço, que foi regulamentado pelo Projeto de Lei Municipal 4.754/2021. “A criança precisa de alguém de referência para se desenvolver de forma saudável até que possa retornar para a sua família de origem ou seja encaminhada para a adoção. Nesse período, acompanhamos e preparamos todos os envolvidos”.

A assistente social Ana Cristina Reis esclareceu diversas dúvidas dos vereadores e explicou que quem acolhe não pode estar na fila de adoção. “É um impedimento legal para evitar o uso do acolhimento para ‘furar a fila’ da adoção”.

Também é preciso morar em Macaé por no mínimo três anos e ter mais de 21 anos de idade. Entretanto, não há restrição de gênero, orientação sexual ou estado civil. Basta ter vontade, boa saúde (física e mental) e a concordância de todos os membros da família que residem na mesma casa.

Os interessados devem se dirigir ao Hotel de Deus, que fica na Avenida Lacerda Agostinho 477, na Linha Azul. O telefone para informações é o (22) 9-9843-4961.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.