Portal Macae News

Escola Municipal de Artes recebe prêmio da Alerj

Em seu aniversário de 20 anos (criação pela Lei 2.426/2023), a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) recebe da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) o Diploma Heloneida Studart de Cultura, na categoria Gestão Cultural e Formação e Qualificação na Área de Cultura. A premiação inédita aconteceu na noite de terça-feira (8), no plenário do Palácio Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro.

A diretora da Emart, Cláudia Byspo, recebeu o prêmio das mãos da presidente da Comissão de Cultura da Alerj, deputada estadual Verônica Lima, durante a sessão solene. Ela esteve acompanhada pelo coordenador de Teatro da escola, Jardel Maia, e pelo coordenador de Música, Leonardo Passos.

A Emart é vinculada à Secretaria Municipal de Cultura. O gestor da pasta, Leandro Mussi, considera o Diploma Heloneida Studart de Cultura um importante reconhecimento da contribuição da Emart para a cultura no Estado do Rio de Janeiro.

“Para a gestão municipal, este prêmio representa um respaldo público da relevância das atividades culturais da Emart e ajuda a fortalecer a imagem positiva da administração na promoção de cultura na região”, frisa.

A diretora destacou ainda o impacto de um prêmio destinado a uma escola do interior do estado. “A Alerj reconhece a política cultural de qualificação profissional que está sendo desenvolvida fora da capital. Só temos duas no interior, a Emart e o Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro (Onda), em Rio das Ostras. Elas inibem a ida dos munícipes para outros lugares”, completa.

Na categoria Gestão Cultural e Formação e Qualificação na Área de Cultura, a Emart se sobressaiu por oferecer com excelência à sociedade Curso Técnico em Teatro (com ênfase em montagem de espetáculos), Curso Técnico de Musical (com habilitação em instrumento ou canto), Curso Livre de Teatro para Adolescentes (13 a 16 anos), Curso Livre de Teatro para Adultos, Curso Básico de Música, Curso Livre de Musicalização Infantil, Coral da Cidade de Macaé e Curso Livre de Pintura.

Este ano, a Emart prepara um espetáculo especial comemorativo de seus 20 anos. Neste período, a escola realizou diversas montagens teatrais e shows musicais, no Teatro Municipal de Macaé e em seu foyer, e exposições, na Galeria Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura, sempre abertos ao público. Fora isso, foram montadas as tradicionais encenações da Paixão de Cristo e outros eventos em variados espaços do município e fora dele.

Diploma Heloneida Studart de Cultura

O Diploma Heloneida Studart de Cultura é um tributo à memória da escritora e jornalista brasileira, que foi presa política na luta contra a ditadura. Uma mulher feminista, defensora da cultura e parlamentar que teve uma vida dedicada à defesa da democracia e dos direitos humanos. Desde 2009, este diploma é conferido a pessoas físicas e jurídicas, organizações não governamentais, órgãos públicos e iniciativas que se destacam na promoção da cultura no estado.

Este ano, um total de 109 pessoas dedicadas à cultura do Rio de Janeiro foram homenageadas também nas categorias: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Populares, Literatura e Música. Ainda nas categorias complementares: Arte Pública e Cultura Urbana, Artes Integradas, Gastronomia, Patrimônio Cultural e Arquitetura e Urbanismo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.