Portal Macae News

Patrulha Maria da Penha ganha sede  própria com funcionamento 24 horas

A Patrulha Maria da Penha agora tem uma casa própria para chamar de sua! A Prefeitura de Macaé, com a colaboração da Secretaria de Ordem Pública, inaugurou a sede oficial dessa patrulha incrível, que estará disponível 24 horas por dia na Travessa Carapebus, 39, Imbetiba. É um marco importante, já que é o primeiro local dedicado exclusivamente aos agentes da patrulha.

Essa casa tem um nome com um significado especial: Lidiane de Jesus Corrêa Martins. Sua memória é honrada nesse espaço, pois ela foi assistida pela Patrulha Maria da Penha entre 2017 e início de 2018. Infelizmente, ela se tornou uma vítima de feminicídio por seu ex-companheiro. Essa homenagem é um lembrete poderoso de por que essa patrulha é tão necessária.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Alan Oliveira, foram 33 prisões nos últimos três anos feitas pela patrulha, tanto em flagrante quanto pessoas que descumpriram medidas protetivas. “Em 2021, foram 11; em 2022 foram 9 e em 2023 foram 13”, enumerou.

São 20 agentes operacionais e quatro administrativos, sendo seis mulheres operacionais que atuam no Maria da Penha. ”Recebemos muitos contatos por WhatsApp porque a mulher pode estar ao lado do agressor, o que a impede de falar, mas não de digitar”, informou a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a guarda municipal e psicóloga Laila Bastos. O WhatsApp para contato é (22) 99826-6263.

Laila também destacou que, quando a operação é em área de risco, tem apoio da Polícia Militar.

“Os policiais estão sempre prontos para atuar em conjunto”, acrescentou, externando que os telefones para contato são o 0800 282 2108 e o 2796 1398.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.