Portal Macae News

Rio+Saneamento inicia programa de  coleta de óleo nas cidades em que atua

O problema é grande para quem precisa descartar o óleo e ainda maior para o meio ambiente. Devido à falta de informação ou de um destino adequado, milhares de pessoas ainda despejam no ralo da pia o óleo de cozinha usado. Para ajudar a reverter os danos ambientais, a partir desta segunda-feira, 5 de junho, data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, as sedes administrativas e lojas de atendimento da Rio+Saneamento na Região Metropolitana e no interior do estado vão se transformar em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) com o lançamento do programa Trata Óleo.

“O óleo descartado incorretamente prejudica o tratamento e gera obstrução nas redes e ramais de esgoto”, ressaltou Nathália Miranda, coordenadora de Meio Ambiente da Rio+Saneamento.

Com o projeto, estarão disponíveis recipientes de 100 litros adequados para receber garrafas pet com óleo vegetal nas 18 cidades atendidas pela concessionária. O objetivo é estimular o descarte correto do material. O programa tem parceria com as empresas certificadas “Turma do Óleo” e “Ecobio”.

Conheça a maneira correta de fazer o descarte:

1° passo: após o uso, espere o óleo esfriar.

2° passo: despeje o óleo na garrafa usando um funil. Não é necessário peneirar. Você pode usar a mesma garrafa onde o óleo novo estava armazenado ou reaproveitar garrafas pet, de preferência transparentes.

3° passo: feche bem a tampa e guarde a garrafa em local arejado, longe do sol e do calor.

4° passo: quando estiver cheia, leve a garrafa a um dos pontos de coleta da Rio+Saneamento.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.